Vanessa Lisboa

Coach, Facilitadora e Consteladora

______________________________________________________________

Certificação como Coach ACC do ICF - 2019

Constelações Familiares - IpQ Usp

Formação em Constelação Familiar - 2019 a 2021

Certificação MetaIntegral

Formação em Facilitação e Consultoria com base na Teoria Integral (Ken Wilber) - 2017 a 2019

Escola de Formação de Coaches EcoSocial

Formação em Coaching - 2017 a 2018

INSEAD Fontainebleau

Social Entrepreneuship Program – 2016

ISAE e Sócrates Vituri Institute

PNL - Practitioner e Master em Programação Neurolinguística – 2015 a 2016

ISAE/FGV

MBA em Gestão Estratégica – 2015 a 2016
______________________________________________________________

Ações Voluntárias:

Atuo como Conselheira em três instituições sem fins lucrativos:

Afece , Olá Autonomia e Independência e ODPH

Trajetória e Biografia Pessoal

Iniciei minha carreira na área de Tecnologia da Informação, como programadora e analista de sistemas. Minha formação inicial como graduação foi em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Paraná, em 1992.

De 2000 a 2017, atuei na empresa Pelissari Gestão e Tecnologia, uma empresa de tecnologia da qual sou co fundadora. Na Pelissari, atuei muitos anos como consultora SAP e gerente de projeto implantando sistema de gestão. Nos últimos oito anos de empresa, me dediquei às áreas de Recursos Humanos, Responsabilidade Social e Qualidade. Nessa atuação, desenvolvi e tive oportunidade de implantar e participar de projetos relacionados ao desenvolvimento humano, liderança, qualidade e voluntariado empresarial.

Desde julho de 2017, direcionei meu foco profissional para essa área de desenvolvimento humano através de uma outra empresa chamada Rota+. Nessa empresa, atuo como coach, consultora e facilitadora. Meu embasamento teórico e prático é a Antroposofia (Rudolf Steiner), Teoria Integral (Ken Wilber) e Teoria U (Otto Scharmer).


Acredito que estamos todos conectados, em uma grande rede, e quero contribuir para um mundo mais consciente.

Um dos projetos que idealizei, em 2017, se chama Rota40+. Esse projeto nasceu de um incômodo que surgiu aos 44 anos e quando decidi mudar radicalmente minha atuação e manifestação no mundo. Eu percebi, na época, que esse incômodo também não era meu, que isso é bem comum a partir da faixa dos 40 anos, essa fase da vida. É a famosa “crise dos 40”. Parece que surge um vazio, surgem questões mais profundas. O que já conquistamos não é mais suficiente. Estamos diante de uma encruzilhada na vida, algo que coloca em dúvida e até ameaça nosso auto respeito. Nessa etapa da vida, ainda temos muitos anos pela frente. E aí, surgem as perguntas: Como eu quero usar todo esse tempo que está a minha frente? O que tenho realmente a fazer nessa vida? Qual minha verdadeira tarefa? Essas são questões pertinentes a partir dos 40 anos. ESSENCIAL e NECESSÁRIO.

Foi estudando essa fase da vida através da Antroposofia e, além disso, vivenciando essas transformações em mim mesma que percebi que a vantagem aqui é que iniciamos uma fase de sabedoria, podemos ampliar nossa visão de nós mesmos e também do mundo. Temos mais capacidade de entender nossa questão existencial. É a hora de “tocar o barco com coragem”. Temos uma bagagem com muitas experiências vividas que podem ser transformadas e integradas em excelentes projetos e ações que podem servir a um mundo bem melhor. Somos nós os condutores que vamos engatar a marcha e seguir em frente, tocar nosso barco, com muita coragem.

Atualmente, foco meu trabalho nas jornadas de autodesenvolvimento da Rota+, coaching e constelação.

As minhas ações e projetos se inspiram nos princípios da Antroposofia (Rudolf Steiner), Teoria Integral (Ken Wilber), Teoria U (Otto Scharmer) e Constelações Familiares (Bert Hellinger).